Rodrigo Koxa Air Drop em JAWS / PEAHI / HAWAII 31/12/2012

BIG SWELL de fim de ano em JAWS / PEAHI / MAUI / HAWAII (31/12/2012)

Rodrigo Koxa completando um air drop na esquerda de JAWS. 31/12/2012. Fotos:AlineCacozzi

Rodrigo Koxa completando um air drop na esquerda de JAWS. 31/12/2012. Fotos:AlineCacozzi

Por Rodrigo Koxa:

O especial do Hawaii para mim, é que todos respiram esse oxigênio das ONDAS GRANDES. Basta um swell grande aparecer nas previsões da web, que já se torna o assunto principal da ilha.

Nessa temporada vim muito instigado no surf de JAWS na remada. Assim que cheguei, aproveitei o primeiro swell que vi do dia 22 de dezembro para fazer meu primeiro treino de surf remando em Peahi. Embora fosse um swell de norte, no qual não se ouvia muito falar sobre a possibilidade de boas condições de surf em Jaws, decidi comprar minha passagem na última hora, motivado por ter visto a bóia batendo 2o segundos na noite anterior.

Esse primeiro swell serviu para eu sentir a energia do ambiente e dropar minhas primeiras ondas remando em Jaws, porque antes eu só havia feito tow-in em Jaws.

Rodrigo Koxa com suas guns 10,2 Akiwas e a 10`5 Mendonça sendo usadas em JAWS. Foto:Bidu e AlineCacozzi

Rodrigo Koxa com suas guns 10,2 Akiwas e a 10`5 Mendonça sendo usadas em JAWS. Foto:Bidu e AlineCacozzi

Já pude pegar bons swells de tow-in em Peahi, mas aquela estava sendo a primeira vez que eu estava entrando e saindo pelas pedras com gunzeira, e a primeira vez que eu estava no outside de Jaws sem crowd de Jets Skis, somente com a prancha e os amigos. Naquele dia  usei minha prancha Akiwas 10`2 amarela, que ficou muito boa, mas logo percebi que quando o mar ficasse maior eu optaria por uma prancha maior e mais pesada.

O dia foi muito IRADO e a toda a galera pode pegar as primeiras ondas nesse swell treino abençoado do dia 22/12/2012.

Rodrigo Koxa em sua primeira sessão surfando JAWS na remada. 22/12/2012 Foto:Bidu

Rodrigo Koxa em sua primeira sessão surfando em JAWS na remada. 22/12/2012 Foto:Bidu


Voltando de Maui para Oahu, onde estou passando a temporada, apareceu uma nova previsão de um real BIG SWELL para o fim de ano, entre os dias 30 e 31 de dezembro, o que me deixou muito motivado e na expectativa. Porém, logo em seguida, o evento RED BULL JAWS PADDLE at PEAHI entrou em Alerta para acontecer em uma dessas datas.

Daí em diante, toda galera que pretendia surfar JAWS ficou acompanhando as atualizações do evento, dia após dia, hora após hora, até que no dia 28 de dezembro saiu a notícia oficial sobre o cancelamento do alerta para o evento.

Enfim, o mistério havia acabado e a onda de Peahi estava liberada para o free surf. Comprei as passagens e partimos para Maui, eu minha mulher Aline.

Dia 30 de dezembro acordamos de madrugada e dirigimos até o cliff, pois tanto nós como todos acreditávamos que o swell chegaria nesta data, como constava nas previsões.

Estacionamos o carro uns dos primeiros, bem de frente a bancada, e com vista privilegiada de Jaws ficamos monitorando o swell de dentro do carro mesmo na chuva. Para a decepção de todos, e compreensão total com a natureza, entendemos que aquele dia não foi de ondas boas. A chuva não deu trégua, e acabamos voltando para casa na expectativa do dia seguinte melhorar.O swell no Hawaii tarda, mas não falha kkk Chegando em casa após esse cansativo plantão, logo fomos conferir as bóias on line.

Atualizados, vimos que as ondas já estavam batendo com 18 pés, por 16 segundos em alto mar, e esta informação nos assegurava que haveria ondas bem grandes para o dia seguinte. Direto para a cama… kkk

No dia seguinte, acordamos às 5:00 da manhã e retomamos a nossa missão. Minha mulher Aline Cacozzi e a Bia Silveira (mulher do Sylvio Mancusi) voltaram para o cliff para fazer as imagens, enquanto eu, o Sylvio “Mauka”, e a Silvia Nabuco fomos para a Maliku bay Harbor entrar de jet ski, o que foi muito bom em vários sentidos.

Primeiro por eu não precisar mais usar a botinha, que seria necessária ao entrar pelas pedras, devido ao corte no meu pé direito que ainda estava aberto, e que perdia a sensibilidade do pé durante o surf, e segundo porque não precisei arriscar quebrar minha prancha durante a entrada pelas pedras, o que é muito fácil acontecer. Agradeço ao meu brother por esta parceria. NOIX MAUKA!

Rodrigo Koxa e crowd em no swell de fim de ano. 31/12/2012

Rodrigo Koxa e crowd esperando a série no swell de fim de ano em JAWS. 31/12/2012

Nesse mesmo cenário, porém 9 dias depois, lá estava eu remando novamente para o “out side” de Jaws, mas dessa vez com minha maior prancha, a 10`5 Mendonça e num big swell tão aguardado por todos.

Quando posicionei-me no pico, logo entrou uma série com 3 bombas que me fez perceber que as ondas estavam realmente grandes. Daí fiquei durante uns 15 minutos só visualizando o pico sem remar em nenhuma onda, como uma espécie de reconhecimento do local.

Nas primeiras ondas que comecei a remar, já senti confiança, pois percebi que a prancha parecia bem adequada para dropar aquelas ondas, o problema mesmo estava na adrenalina de surfar esse dinossauro de onda em frente das pedras. Uhauau kkk

Muito bom foi conseguir pegar a primeira onda, pois daí em diante já fiquei estudando o momento certo para vir numa bomba da série. Foi eu me empolgar, que já tive que puxar o bico em duas canhotas gigantes. Uhuaau!!!!

Acredito que essas ondas que eu acabei puxando o bico me serviram muito de motivação, e assim que apareceu outra série bem grande que a princípio eu pensei que fosse tomar na cabeça, comecei a remar forte fugindo para o “out side” e de repente percebi que a onda estava certa para mim. Sem pensar em mais nada, virei minha prancha e remei com toda minha força…

Rodrigo Koxa dropando uma bomba em JAWS com sua 10'5. Foto:Eric Prost

Rodrigo Koxa dropando uma bomba em JAWS com sua 10’5. Foto:Eric Prost

Rodrigo Koxa despencando em JAWS. 31/12/2012. Foto:AlineCacozzi

Rodrigo Koxa despencando em JAWS. 31/12/2012. Foto:AlineCacozzi

O resultado foi um drop inesquecível que me senti arremessado pelo lip da onda, deslocando toda a minha 10`5 da água. Esse foi um daqueles momentos mágicos que fazem tudo valer a pena durante uma session de ondas gigantes.

Rodrigo Koxa no anúncio Wave Giant dropando uma bomba em JAWS. Foto.BrentBielmann

Rodrigo Koxa no anúncio Wave Giant dropando em AIR DROP a bomba em JAWS. Foto.BrentBielmann

Agradeço a proteção de todos os meus Anjos da Guarda, pois foi Graças a DEUS que encerramos o ano de 2012 num épico dia de big surf.  >>> MAHALO!!! 

Rodrigo Koxa completando air drop na esquerda de Jaws. Foto:Aline Cacozzi

Rodrigo Koxa completando air drop na esquerda de Jaws. Foto:Aline Cacozzi

Foi muito irado a presença de todos os amigos big riders brasileiros nessa sessão, valeu Sylvio Mancusi, Pedro Manga, Tiago Candelot, Felipe Cesarano, Diego Silva, Gabriel Pastori, Carlos Burle, Alexandre Ferraz, Edson de Paula, Marcio Freire, Pato, Yuri Soledade, o peruano Luis Prato e as meninas Silvia Nabuco, Andrea Moller e Maya Gabeira.

Obrigado também ao Pato e ao Yuri Soledade que ficaram revezando o jet ski para fazer o resgate na galera, o que resultou deixando todos os surfistas mais seguros e confiantes para surfarem principalmente nas ondas para a esquerda que vão para cima das pedras.

Foi alucinante esse big swell de final de ano devido a ele ter viajado por todo Oceano Pacífico, quando se originou no Japão e veio enorme direto para o Hawaii, chegando como um swell limpo de WNW, sem a influência de ventos fortes como de costume.

Rodrigo Koxa em cima do CLIFF de JAWS com sua capa Bully`s 10`6. Foto:XTRAX

Rodrigo Koxa em cima do CLIFF de JAWS com sua capa Bully`s 10`6. Foto:XTRAX

ALOHA!!! Depois do surf, foi ALEGRIA completa da galera para a VIRADA DO ANO..

Galera no REVEILLON de MAUI, Haiku.

Galera no REVEILLON de MAUI, Haiku.

GALERIA DE FOTOS  HAWAII 2012/2013

Aline Cacozzi e Rodrigo koxa GOOD VIBES in HAWAII 2012/13.. XTRAX

Aline Cacozzi e Rodrigo koxa GOOD VIBES in HAWAII 2012/13.. XTRAX

Rodrigo koxa em air drop na página dupla da revista Fluir 2013. Foto:BrentBielmann

Rodrigo koxa em air drop na página dupla da revista Fluir 2013. Foto:BrentBielmann

Intrevistado no swell de natal 25/12/2012 pelo NEWS da TV havaiana KITV.

Intrevistado no swell de natal 25/12/2012 pelo NEWS da TV havaiana KITV.

Rodrigo Koxa cavando para escapar do espumero de JAWS. Foto: Aline Cacozzi

Rodrigo Koxa cavando para escapar do espumero de JAWS. Foto: Aline Cacozzi

 

Rodrigo Koxa manobrando de 5`9Akiwas em Rock Point, Hawaii. Fotos:Akiwas

Rodrigo Koxa manobrando de 5`9Akiwas em Rock Point, Hawaii. Fotos:Akiwas

Rodrigo Koxa no anúncio Wave Giant dropando uma bomba em JAWS. Foto.BrentBielmann

Rodrigo Koxa no anúncio Wave Giant dropando uma bomba em JAWS. Foto.BrentBielmannAkiwas, Heitor Pereira e Rodrigo Koxa após session de remada em Outer Reef, Hawaii.

Akiwas, Heitor Pereira e Rodrigo Koxa após session de remada em Outer Reef, Hawaii 2013.

Obrigado o suporte dos meus patrocinadores: WG_Wave Giant – TentBeach – TravelAce Assisntence – Bullys – Akiwas surfboards – Câmeras HD Xtrax – ElectricSunglasses – FlexAcademia – Cefig.

ALOHA >>>>> OAHU >>>>> MAUI >>>>> HAWAII >>>>> MAHALO >>>>>

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s