Rodrigo Koxa nas ondas gigantes de Nazaré, PORTUGAL.

Rodrigo Koxa descendo uma avalanche de água em Nazaré, Portugal em 28 de outubro de 2013. Foto Anselmo Venansi

Rodrigo Koxa descendo uma avalanche de água em Nazaré, Portugal. 28 de outubro de 2013. Foto:AnselmoVenansi

Big Swell indo para EUROPA no stormsurf.com

Big Swell indo para EUROPA no stormsurf.com

 “Procuro estar constantemente planejamento, pois eu nunca sei onde e quando será minha próxima viagem, de repente em torno de 4 dias eu posso estar indo surfar a maior onda da minha vida em qualquer parte do mundo, e desta forma tenho que me manter sempre pronto mentalmente, fisicamente e com os equipamentos em dia.

 Foi assim na semana passada, enquanto eu estava em Guararema fazendo uma palestra motivacional para os colaboradores da empresa Leroy Merlin, eu também estava monitorando um enorme swell indo para a Europa, e já imaginando o que estaria por vir, contatei meus amigos de Portugal para saber da logística.

Rodrigo Koxa em palestra motivacional para empresa Leoy Merlin em Guararema.

Rodrigo Koxa em palestra motivacional para empresa Leoy Merlin em Guararema.

 Com o total suporte deles, eu decidi comprar minha passagem e ir atrás das gigantes ondas de Nazaré.

 Consegui chegar um dia antes do dia gigante e fui surfar Nazaré no final de tarde para me ambientalizar enquanto as ondas estavam ainda crescendo.

Ali foi legal para testar o balanceamento dos 10 kilos em pesos na minha prancha junto a abertura e ajustes do posicionamento das minhas alças. Eu adorei a onda, a prancha e o lugar.

Prancha Akiwas com 10 kilos pronta para surfar as ondas gigantes de Nazaré.

Prancha Akiwas com 10 kilos pronta para surfar as ondas gigantes de Nazaré.

 Como o pico do swell era na madrugada, a certeza era que haveriam ondas enormes no dia seguinte pelo período da manha, assim fomos colocar o jet ski na água enquanto começava o amanhecer. 

Antes da primeira luz do dia, eu já vi uma série gigantesca quebrando e indo em direção das pedras, e pensei, Nossa!!! bem vindo a Nazaré.. rs Que Deus proteja a todos nós!!!

Andrew Cotton e Rodrigo Koxa antes da sessão de Nazaré em Portugal.

Andrew Cotton e Rodrigo Koxa antes da sessão de Nazaré em Portugal.

Fui com um jet sozinho para o pico, e o plano foi fazer parceria com o Eric Rebiere e o Sylvio Mancusi. Sozinho no jet, fiquei fazendo um resgate extra para garantir a segurança da equipe caso houvesse algum imprevisto. A nossa segurança é o que acho mais importante, então eu esperei meus amigos surfarem os acompanhando em cada onda, o que me fez sentir mais confiante também na hora em que fui surfar, pois enquanto o Eric Rebiere me puxava em minhas ondas, pude contar com o suporte de um resgate extra do Sylvio Mancusi.

Logo no começo do dia, fomos avisados no out side via radio que a Maya Gabeira se afogou, estava inconsciente e corria risco de vida. Nesse momento fiquei em shok e passei a mandar boas energias para a Maya. Cerca de mais 5 minutos a notícia de que Maya estava se recuperando e que estva indo para o Hospital, essa hora foi um alívio da galera no out side. Parabéns Maya por sua coragem e determinação.

O mar estava realmente assustador com as ondas gigantes indo em direção das pedras e o fato da Maya deixou a todos mais apreensivos ainda. Sabemos do risco de surfar essas ondas, mas o fato de estarmos fazendo o que amamos e vivendo os nossos sonhos também é colocado na balança. Dediquei a minha vida para tentar entrar em harmonia em dias de ondas gigantes e enfim chegou minha vez de surfar.

O respeito por dias como esse é o mais importante, por isso a ansiedade tem de ser controlada para esperar o momento certo. Surfei 3 ondas para a esquerda numa velocidade incrível. A onda de Nazaré faz um triângulo enorme e ao se sentir naquela energia de onda, tudo começa a fazer sentido. Acho que nos dias de hoje não é tão fácil vivermos totalmente no presente, e naquele momento é só presente que conta, acho que por isso que sou viciado em surfar ondas grandes.

Rodrigo Koxa concorrendo o XXL biggest wave 2014 com uma bomba em Nazaré, Portugal. Foto:AnselmoVenansi

Rodrigo Koxa concorrendo o XXL biggest wave 2014 com uma bomba em Nazaré, Portugal. Foto:AnselmoVenansi

Eric Rebiere, Felipe "Gordo"Cesrano, Pedro Scooby, Carlos Burle, Sylvio Mancusi e Rodrigo Koxa após a big session em Nazaré, 28 de novembro de 2013.

Eric Rebiere, Felipe “Gordo”Cesrano, Pedro Scooby, Carlos Burle, Sylvio Mancusi e Rodrigo Koxa após a big session em Nazaré, 28 de novembro de 2013.

 Pude ver toda a galera se superando e surfando ondas gigantes, deixo meus agradecimentos pela cumplicidade em equipe para todos e parabenizo todos os que estavam lá presentes. Valeu Eric Rebiere, Sylvio Mancusi, Felipe Cesarano, Carlos Burle, Pedro Scooby, Maya Gabeira, Andrew Cotton e Garret Mcnamara, foi um dia inesquecível na minha vida.

Estou muito feliz de estar conseguindo ler as previsões das ondas para estar presente nesses dias especiais do big surf. Esse ano está sendo sensacional e sinto estar adquirindo cada vez mais experiência e respeito nesses dias intensos de ondas gigantes. Em julho eu surfei uma onda bem grande no Chile entrei na disputa da maior onda do ano para Billabong XXL Big Waves Awards, e agora novamente surfei outra ondona em Portugal onde entrei novamente na disputa.

Rodrigo Koxa em depoimento do swell histórico no site waves.

Rodrigo Koxa em depoimento do swell histórico no site waves.

Rodrigo Koxa e Garret Mcnamara em Nazaré.

Rodrigo Koxa e Garret Mcnamara em Nazaré.

Legal ver a repercussão que as ondas grandes estão tendo com as mídias, e feliz de estar fazendo parte dessa galera que busca as maiores ondas do mundo.

Valeu aos portugueses da Jet Resgate Portugal, Ramon, Antonio Silva e Serginho pelo acolhimento em Portugal, obrigado todos meus patrocinadores, WAVE GIANT, Tent Beach, Bullys, Travel Ace Assisntece, Cameras hd Xtrax, Akiwas, Flex Academia e Cefig. Agradeço também todos que fazem parte de alguma forma dessa busca…

Rodrigo Koxa em anúncio WAVE GIANT. Foto Anselmo Venansi

Rodrigo Koxa em anúncio WAVE GIANT. Foto Anselmo Venansi

Yeah Lets GO BIG SALVE PORTUGAL!!!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s